Friday, November 04, 2005

Sérgio Buarque de Holanda explica

Eu ando procurando entender por que algumas pessoas (para não dizer a maioria, pelo menos no meu círculo social) sofrem da falta de uma vitamina muito importante para o crescimento, a vitaminda E: ESFORÇO. Não se esforçam para arrumar um emprego, não movem uma palha para serem melhores pessoas, não dão a mínima para responsabilidades que podem afetar outras pessoas, enfim, they don't give a damn.

Relendo "Raízes do Brasil", percebi que eles estão certos em agir assim. Estão agindo de acordo com suas origens...

"É compreensível, assim, que jamais se tenha naturalizado entre gente hispânica a moderna reliagião do trabalho e o apreço à atividade utilitária. Uma digna ociosidade sempre pareceu mais excelente, e até mais nobilitante, a um bom português, ou a um espanhol, do que a luta insana pelo pão de cada dia. O que ambos admiram como ideal é uma vida de grande senhor, exclusiva de qualquer esforço, de qualquer preocupação. E assim, enquanto povos protestantes preconizam e exaltam o esforço manual, as nações ibéricas colocam-se ainda largamente no ponto de vista da Antiguidade clássica".

Por tabela acabei descobrindo que sou filha adotiva e que provavelmente meus pais biológicos eram protestantes.

6 Comments:

Anonymous Anonymous said...

AlterNet: Blogs: The L-Files: The secret of feminine beauty
Posted by Lakshmi Chaudhry at 12:56 PM on November 4, 2005. I bid you all a happy weekend with a more worthy insight into feminine beauty from the New Scientist: Researchers at the University of St Andrews in ...
Hi there, I enjoyed visiting your blog and will certainly bookmark it for future reference as well as telling my online friends.
I have discovered a series of handy insurance directories on the subject of Car Insurance UK: Why not check it out and bookmark it for future use.

2:34 PM, November 04, 2005  
Anonymous Anonymous said...

Olá, tudo bem?

seus txts são ótimos, vou fazer uma critica que acho construtiva, porém vc deveria pedir sugestões aos seus leitores...

pra mim, fica ruim visualizar txt branco no fundo preto, precisa selecionar tudo pra enchergar, vc já experimentou um fundo pastel?

anônimu's

8:34 PM, November 08, 2005  
Blogger Saiam do Iraque! said...

1. Eu não acredito em crítica construtiva. Elas sempre me destroem.
2. Preto e branco é uma combinação excelente. Me lembra cinema mudo, fotografia artística e Timão ê-ô.
3. A Penélope e a Todorov não apresentam a mesma dificuldade para ler meu blog. Será que o problema está na beleza ou nos olhos de quem vê?
4. Pastel... só pra comer!

Espero que minhas respostas estejam tão construtivas quanto sua crítica!

12:47 PM, November 10, 2005  
Anonymous Anonymous said...

1- uma critica qualquer consegue destruir uma pessoa de personalidade?

2- preto e branco é uma combinação perfeita mesmo, amo muito cinema, gosto do timão, tabuleiros, livros...

3- com certeza a beleza está nos olhos de quem olha

4- tanta coisa pra comer e vc fala em pastel...rs

5- suas respostas foram muito cosntrutivas, vc é uma pessoa gentil e educada, mas continua dificil de ler, não menos bonito, só dificil.

12:08 AM, November 14, 2005  
Blogger Saiam do Iraque! said...

1. Nenhuma crítica é qualquer;
2. Adoro comer pastel;
3. Eu continuo achando fácil ler meu blog;
3. Pelo menos não discordamos quanto à beleza em geral e à beleza das cores branco e preto juntas!

4:04 PM, November 16, 2005  
Anonymous Anonymous said...

Your blog keeps getting better and better! Your older articles are not as good as newer ones you have a lot more creativity and originality now keep it up!

8:02 PM, January 09, 2010  

Post a Comment

<< Home